sexta-feira, outubro 28, 2005

Joy Division


Formam-se em Manchester em 1977, no meio do punk rock que caracterizava a época e a região. Inicialmente com pouco (ou nenhum) sucesso, começam a percorrer caminhos por experiências sonoras mais Pop, contribuindo para o novo movimento que emerge entretanto, o New Wave. O som era triste, as letras totalmente depressivas, o que suscitou um curioso comentário de um crítico em relação a um LP da banda: “Quem estiver com depressão quando ouvir este disco, vai atirar-se duma janela”. Após dois fantásticos álbuns, que marcam profundamente a musica rock, Ian Curtis, o vocalista, comete suicídio colocando um ponto final nos Joy Division.
Os restantes membros contratam a teclista Gillian Gilbert e formam os New Order, banda líder do movimento New Wave. Irão merecer com certeza uma futura referência neste Blog.


DISCOGRAFIA

Álbuns oficiais
Unknown Pleasures – 1979
Closer – 1980

Colectâneas/Álbuns ao vivo
Still - 1981
Substance - 1988
Permanent - 1995
Heart & Soul - 1998
Preston Warehouse 28 February 1980 - 1999
Les Bains Douches - 2001

7 comentários:

Miguel Baganha disse...

Pois é,meu caro Talk...de facto o "beloved" Suguinha ás vezes tem algumas "nuances" humorísticas...

(Deve ter sido bafejado pelos ares de Marco de Canavezes...)

Bom-fim-semana e felicitações leoninas pra ti tambem!

P.S.-"How the things are going with your band"?

Camarelli disse...

grande banda!

Å®t Øf £övë disse...

Talk Talk,
O "closer" até que se ouvia, mas sem duvida que gostei mais da nova formação como New Order.
Bom feriado.
Abraço.

Nina disse...

Passei para deixar um beijinho :)

Morfeu disse...

Sou sincero, só conheço porque me disseste, apenas conhecia os New Order...embora devido à nossa diferença de idade é normal que gostes mais do que Eu.
Um abraço

Talk Talk disse...

Sim Orfeu a diferença de idade é Brutal. O ano e tal de diferença coloca-nos em gerações distintas, eh eh eh eh

Nuno Gonçalo Poças disse...

Se os New Order se tornaram uma referência musical para muita gente, é bom que não se esqueça o papel importantíssimo que Ian Curtis teve para que os New Order assimilassem muitos dos conceitos que apresentaram ao mundo.

Se os New Order se tornaram numa banda fantástica, embora de altos e baixos, os Joy Division foram um rebento para que isso pudesse acontecer. E velhos clássicos como o "Transmission", o "Isolation" ou o "Love will tear us apart" não se esquecem, nem mesmo que todos os anos os New Order fizessem saltar da cartola um "Blue Monday", um "True Faith" ou um "Crystal". Parabéns pelo blog.