quarta-feira, dezembro 14, 2005

O Fado

Pintura de José Malhoa


Há quem o tente colocar na família do Flamengo e da música Árabe. Apesar de leigo na matéria, atrevo-me a discordar dessa hipótese. É verdade que o Fado veio posteriormente a ser influenciado por essas formas musicais, especialmente pela forma como começou a ser cantado por alguns fadistas, mas na sua forma mais pura e castiça não vejo similaridades suficientes para essa tese. Também há quem diga que as suas origens possam ser africanas ou até brasileiras. Não acho credível, porque então ter-se-ia desenvolvido nessas paragens e não em Portugal, ainda para mais que aquando do seu aparecimento e desenvolvimento eram os portugueses a (quase sempre) influenciar esses povos e não o contrário. Também não concordo que o Fado tenha que ser apenas saudosismo e fatalismo, embora esses sentimentos nele existam, mas também existem outros como o amor feliz, a crítica, o escárnio, a amizade, o patriotismo.
O Fado é uma expressão musical lusitana (e não “a” expressão musical lusitana), que a par de outras, como as Baladas (ou Fado) de Coimbra ou o folclore das diversas regiões devem ser respeitadas e acarinhadas como património de um povo.
Aqueles que vão ao Blog I-Glamour e lêem as minhas publicações por lá, já devem ter reparado que eu adoro o Fado e tudo aquilo que ele representa. O Fado faz parte da minha música.

14 comentários:

Miguel Baganha disse...

"O FADO"...
Ora aqui está uma grande e merecida homenagem,sim senhor.

Na minha óptica,acho que o fado além de traduzur brilhantemente a alma lusitana,é acima de tudo uma ténue influência da musica que se produzia na idade média,da qual nós(portugueses)fazemos parte com grande relevo.

Os trovadores nessa época contavam histórias cantando...um pouco á imagem do que sucede no fado.

-Adorei a pintura"fado"do Malhoa,Talk(bem adaptada)...é um dos meus pintores portugueses preferidos!

1Abraço!

naoseiquenome usar disse...

Ora Viva!
Gosto de fado, sim.
Depende do estado de espírito, pelo que ora prefiro o fado nostalgia, ora prefiro o fado castiço.
O de Coimbra... esse sempre. Que saudades!
Pois bem, de facto, parece, que foi quando a Corte Portuguesa se refugiou no Brasil, no séc.XIX, que o fado passou a influenciar os ritmos brasileiros e não o contrário.
Depois no Porto, a colónia Britânica criou a guitarra de 12 cordas, com origem no cisto italiano.
Dizem que é a Alma do Povo Português.
Eu não diria tanto.
Mas se assim fôr, porque se há-de ver sempre como tradução da fatalidade do destino?
:)
Um beijo.

Suga_Mentes disse...

È sempre dificil dizer onde começam e acabam as influencias , certo é que o fado é tipicamente nosso e nao existe nada parecido em mais lado nenhum , são os nossos Blues ...
È bastante pena que sendo uma expressão tão forte da cultura portuguesa não seja devidamente divulgado e incentivado .
Faz-me lembrar o palácio de cristal no porto , só depois de o destruirem é que perceberam quanto era belo ...

Mónica disse...

detesto o fado e todo o cenário do fado, cheira a mofo, degradação, infelicidade, o pior de quem a vida corre mal!
não gosto pronto!

Talk Talk disse...

Lost in space:
É uma das minhas músicas de sempre!!
Não me recordo de uma vez em que não me tenha arrepiado a ouvi-la.

semcantigas:
Como calculas não concordo contigo, mas fica a tua opinião que (infelizmente digo eu) é a de muita gente.

suga:
Mais uma vez estamos de acordo!

nãoseiquenomeusar:
A pergunta que fazes é bastante pertinente e concordo em absoluto, o Fado faz parte da Alma, como muitas outras coisas, não é a Alma.

copa:
Também estou inclinado para a teoria que aqui trazes, acho que os trovadores serão os antecessores dos fadistas.

Um abraço a todos e obrigado pelas vossas opiniões.

I'mNesic disse...

Eu gosto de fado, bastante! Até queria ver se tinha oportunidade de ir ver o Carlos do Carmo ao vivo na Casa da Musica....
Mas, voltando ao comentário. Actualmente, há uma regeneração na arte de cantar o Fado e eu tenho gostado do que se vê...Ana Moura, Mariza, Mafalda Arnauth, Camané, ...
Mas adoro quando esta nova geração de jovens artistas se dão ao trabalho de recuperar e recriar fados antigos esquecidos por aí...
=) Beijinho**

Titá disse...

Gostei da menção ao Fado. Singela e merecida.
O fado somos nós e nós somos o fado.

Å®t Øf £övë disse...

Talk Talk,
Eu pessoalmente não sou grande apreciador de fado.
E talvez por isso tenho que reconhecer que adorei esta tua frase:
"O Fado é uma expressão musical lusitana (e não “a” expressão musical lusitana)".
Abraço.

SpiritMan aka BacardiMan disse...

Apenas pra desejar um bom natal e boas entradas!

Cumprimentos mixed by Jameson 12 anos!

simplesmente...mais eu disse...

Olá e obrigada pela visita ao Altar Ego
Bom...pelo estilo da rapariguinha...o rapaz não deixou lá pouco não...ela é de muito bom gosto...e caro, rsrsrs

Titá disse...

" SÓ EXISTEM DOIS DIAS NO ANO EM QUE NADA PODE SER FEITO. UM CHAMA-SE ONTEM E OUTRO AMANHÃ, PORTANTO, HOJE É O DIA CERTO PARA AMAR, ACREDITAR, FAZER E PRINCIPALMENTE VIVER!"
FELIZ NATAL!!!!!

naoseiquenome usar disse...

Voltei aqui hoje só par desejar um Santo e Feliz Natal!
Um beijo.

Camarelli disse...

boas festas!

Suga_Mentes disse...

Ola Talk , tudo bem ? Tiveste um bom Natal e um bom ano novo ? Faço votos para que sim .
Desculpa a ausencia mas o natal para mim é para alem de tudo imenso trabalho e stress , mas agora tudo volta ao normal ( espero eu ... )
Um grande abraço , felicidades e um optimo ano ...

Ps O meu mail

Ad@oninetspeed.pt