quinta-feira, novembro 10, 2005

Xutos & Pontapés


Em finais de 1978 juntam-se para um primeiro ensaio, com Zé Leonel na voz. São a maior (e talvez melhor) banda portuguesa. Com um som inicial bastante punk rocker, souberam adaptar-se ao longo dos anos, indo já na 3ª geração de fãs (se considerarmos cada década uma geração).
Confesso que embora já gostasse de os ouvir, foi num concerto de fim de ano, há cerca de 9/10 anos, que me tornei grande admirador. A sua energia em palco foi fantástica, a voz do Tim tão peculiar tornara-se ali ao vivo simplesmente estupenda. Recordo-me como se fosse ontem aquela versão do “Circo de Feras”.

Discografia
1982 - 78-82
1985 – Cerco
1986 - Circo de Feras
1988 – 88
1988 - Ao Vivo
1990 -Gritos Mudos
1993 - Dizer Não de Vez
1994 - Direito Ao Deserto
1995 - Ao Vivo na Antena 3
1997 - Dados Viciados
1998 – Tentação
1998 - Vida Malvada
2000 - 1º de Agosto
2001 – XIII
2002 - Sei Onde Tu Estás! Ao Vivo 2001
2003 - Nesta Cidade
2004 - O Mundo ao Contrário

10 comentários:

Suga_Mentes disse...

De facto já ia sendo altura de se fazer uma homenagem á musica nacional , e os Xutos são certamente merecedores dessa referencia , os Xutos conseguem , o que não é nada fácil , criar uma harmonia entre a lingua portuguesa e o rock , e que me lembre assim de repente , outros que o tenham conseguido , só o Rui Veloso e o Reininho .

Talk Talk disse...

GNR, outra grande banda!

Miguel Baganha disse...

Concordo inteiramente com a homenagem prestada,Talk.

Mas relativamente ás palavras do Suga,e porque a maioria das pessoas fala dos GNR,atribuindo total mérito ao Reininho,convém não esquecer um nome muito importante na origem e impulsão dos GNR no rock português...Esse nome é "Vitor Rua".

Um nome,muitas vezes esquecido, ligado eternamente aos GNR,que pertence á fase pre-Reininho.

Já'gora...lembras-te dos Rádio Macau?

1abraço Talk, e bom-fim-semana!

Talk Talk disse...

O Vitor Rua era o vocalista pré Reininho certo? Na fase do "Quero ver portugal na CEE".
Rádio Macau é mais uma grande banda.

Suga_Mentes disse...

I´m sorry , quando falei do reininho , referia-me aos GNR , sinceramente nao conheço o grupo na altura de Victor Rua ( mas tenho umna desculpa ... que agora nao interssa ) , um facto é que é muito dificil adapatar a lingua portuguesa ao rock , muitos o tentaram sem sucesso , os que o conseguiram merecem todo onosso respeito ...

Camarelli disse...

relativamente à lingua portuguesa no rock eu acho que resulta bem se for com letras originais escritas a pensar na nossa língua. a maior parte das letras em inglês que se ouvem são naifs ou até mesmo apimbalhadas. o rui veloso beneficiou do grande letrista carlos tê, o reininho vale pela originalidade quase esquizofrénica, etc etc. os entre aspas, os radio macau, os taxi, os ena pá 2000, os peste&sida, são apenas alguns exemplos bem sucedidos que me lembre agora.
há também o jorge palma naquele concerto no jonnhy guitar e mais recentemente temos bons exemplos: os clã, pluto, da weasel, os mão morta (geniais), etc, etc.
o segredo é apanhar o jeito ou então recorrermos aos poetas, que temos tantos, e fazer umas adaptações.

bom fim de semana!

p.s.: boas castanhas e molhem bem o bico na jeropiga que sabe tão bem...

Morfeu disse...

Não sou um grande apreciador...mas concordo efectivamente que são merecedores de tal homenagem...
Um abraço

Suga_Mentes disse...

Õlha Talk , tas a pensar errado , tu escreves muito bem , e deves acreditar en ti , porque tens muita qualidade e uma imaginaçao prodigiosa , a diferença pode vir a estar simplesmente no facto de acreditares em ti ou nao , e vai por mim Talk , tu és bom , os teus textos sao excelentes , e isto nao é graxa , é o que realmente acho . Tenta enviar textos diferentes locais , um deles vai dar certo porque tu tens qualidade

Mónica disse...

bahhhh

Å®t Øf £övë disse...

Talk Talk,
Os Xutus são claramente e indiscutivelmente a melhor banda portuguesa da actualidade.
Abraço.