quinta-feira, setembro 15, 2005

Tinha que começar pelos U2


Decorria o ano de 1991. Eu era na altura apenas um adolescente com borbulhas na cara, influenciado pelas modas da época: Guns n`Roses, Nirvana, Metallica. O conhecimento sobre a música dos U2 ou a sua carreira limitava-se a um ou outro single que à época não conseguia relacionar com o nome da banda. Então, por um mero acaso, surge na minha frente um disco com uma árvore na capa: “Já que não há mais nada, vamos lá pôr isto a tocar”, pensei eu sem saber o quanto esse gesto iria influenciar a minha vida futura. Talvez tenha ouvido quatro vezes seguidas o álbum The Joshua Tree. Depois disso a atenção à rádio redobrou, músicas como Pride, 40, Bad, Bloody Sunday tornaram-se para mim hinos. Nesse mesmo ano surge a obra-prima Achtung, Baby com musicas absolutamente fantásticas e tão diferentes de tudo o que eles tinham feito até então.
Claro que nem tudo é perfeito. O álbum Pop é para mim uma decepção, talvez a única até ao momento.
O último álbum (embora a voz do Bono já não seja o que era) tem músicas fantásticas. O tema Vertigo, que faz recordar os bons tempos do Punk Rock, é mais uma lufada de ar fresco na música rock actual.
Tenho, em jeito de brincadeira, delineado listas onde coloco as minhas músicas predilectas dos U2. E são muitas listas porque é um ranking bastante volátil, talvez pelas alterações de estado de espírito ou pelo facto de serem tantas as músicas magníficas que eles têm feito.
Aqui fica o meu ranking do dia, do 1º até ao 5º lugar.

1º 40 (War)
2º With or without you (The Joshua Tree)
3º One (Achtung, Baby)
4º Zoo station (Achtung, Baby)
5º Out of control (Boy)

6 comentários:

Miguel Baganha disse...

Acho que estava mais que na hora de teres um "blog só teu.

Identifico-me imenso com tudo o que descreveste,acima de tudo pla paixão(e não falo só de amor) que a música dos U2 despoletou em mim e em todos os jovens daquela época.

"its nice to remember"

...singing,ha,ha la la la de de,ha la la la de de,ha la la de de..eeey...uhhhhh..uhhhhh...

..."only a few knows this tune"...

1Abraço!

Talk Talk disse...

Copa-rota:
Como podes ver foste o primeirissimo a comentar. Em principio será um blog diferente dos outros, apenas sobre música.
Um abraço.

Morfeu disse...

Uma ideia fabulosa (para não variar)...A musica e o cinema para mim algo igualmente importante.
U2, para iniciar...perfeito, o inicio com os melhores.
O Top 5 do dia para mim:
1ºWhere the Streets Have No Name
2ºWith or Without You
3ºUltra Violet
4ºStay (Faraway, So Close!)
5ºMothers of the Disappeared

O Álbum "The Joshua Tree" a prevalecer...mas isso já eu sei que tu sabes.

Talk Talk disse...

Sim Orfeu, tu sempre foste um JOSHUA TREErino assumido. E eu continuo a ser simplesmente um pré-POPiano.
Um abraço.

Suga_Mentes disse...

A talk talk sugestion , i talk to the wind , king Crimpson . in the court of crimpson king , i talk to the wind
( wind Blog unknown )

Mariana disse...

Espera só até o Clife ler isso :P


Eu tenho o The Joshua Tree em vinil :boogie: *não me canso de dizer isso lol, ainda me assaltam a casa*